Página Inicial / Home
 
   Juiz de Fora • Quinta • 10 • Julho • 2014
Clique para visualizar os cursos em destaque!!! Clique para visualizar as vagas em destaque!!! Clique para visualizar os candidatos em destaque!!!
A PopRHEquipeServiçosClientesParceirosArtigos e NewsNosso EspaçoÁrea AcadêmicaFale Conosco
 
 
 
  A PopRH

Livro publicado pela ex proprietária da POPRH, fruto da sua tese de doutorado ( pesquisa realizada em empresas de Juiz de Fora). Atualmente a autora é professora do curso de administração da UFF/Macaé. Professora Dra Izabela Maria Rezende Taveira.  Livro a venda em Juiz de Fora na livraria vozes ou na apsi consultoria jr do curso de  psicologia  UFJF. Pedidos também podem ser feitos pelo email: caferhuffmacae@gmail.com

 

A POPRH surgiu em Setembro de 2001 com o objetivo específico de renovar o conceito de gestão de PESSOAS em Juiz de Fora e região por meio do olhar diferenciado da Psicologia Organizacional e do Trabalho.  Encerrou suas atividades em novembro de 2011 devido ao fato da sua ex-proprietária ter passado em um concurso público. Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho nestes 10 anos de empresa. .

A POPRH foi registrada no conselho regional de Psicologia - CRP/MG 04/ 01074

O que é uma consultoria em Psicologia Organizacional e do trabalho?

Quando há uma necessidade de mudança de desempenho dos colaboradores é comum pensar que a solução mais adequada é o treinamento. Sendo assim, contrata-se uma empresa ou ministra-se internamente um curso, para atualizar e "motivar" os funcionários. Contudo, a solução não parece promover as mudanças desejadas. O que pode estar acontecendo? O treinamento é uma ferramenta muito importante para uma dada organização, mas pode não promover as mudanças necessárias porque, por exemplo, fatores ambientais e psicossocias sustentam a performance atual das pessoas e estão minando os efeitos de um treinamento.

Nesses casos, investir em mais treinamento pode ser desperdício de tempo e dinheiro. Então, como avaliar e gerar uma transformação desejada no desempenho de sua equipe? Como identificar a solução adequada para uma necessidade? Uma consultoria organizacional em gestão de pessoas vai auxiliar a encontrar uma ou mais soluções.Maximizar os resultados dos colaboradores de uma empresa, de maneira que ela economize esforços na aplicação dos recursos e direcione melhor o investimento em seus colaboradores, é uma das finalidades de uma consultoria para a organização. A análise do problema ou da necessidade relatada é esmiuçada por meio de técnicas específicas, visando facilitar o entendimento das causas e conseqüências e conduzindo à construção de uma solução viável.

Mas a análise para uma consultoria organizacional não se limita ao comportamento do indivíduo ou de uma equipe, ela depende da amplitude de mudança desejada.No âmbito da Psicologia Organizacional, anteriormente conhecida como Psicologia Industrial, uma boa intervenção para melhor gestão dos recursos humanos é desenvolvida a partir de uma compreensão do clima e da cultura organizacional. Esses são fatores a serem identificados por entrevistas e questionários em uma amostra representativa dos diversos segmentos da empresa. O levantamento do clima organizacional é útil para esquadrinhar o momento atual vivido numa empresa e a percepção dele pelos seus funcionários, antes de levar adiante uma intervenção. Ela pode antecipar problemas ou indicar pontos fortes a serem explorados.

De maneira semelhante, ocorrerá a verificação da cultura organizacional. Ela fornece indicativos, por exemplo, da forma tradicional de resolução de problemas ou de relações de liderança ou comunicação dentro da organização. E, assim, apontará mais claramente que outros elementos devem ser alterados para favorecer uma intervenção bem sucedida. Pouco adiantará promover esforços para aumentar a segurança no trabalho, se a cultura compactua com os indivíduos que mantém o ritmo da produção, mesmo que para isso procedimentos de segurança sejam afrouxados.Em algumas situações, tal como para antecipar-se a demandas futuras de mudança organizacional ou no redirecionamento de serviços, é desejável realizar uma verificação das competências organizacionais com as competências individuais para identificar o alinhamento e possibilidades de ajustamento da intervenção a ser levada a cabo com as estratégias da organização.

Por fim, com tantos elementos assim a serem considerados, seria justo pensar que uma consultoria organizacional em gestão de pessoas é algo dispendioso. A relação custo X benefício deve ser analisada em relação aos efeitos da intervenção no curto e longo prazos, em fatores tangíveis, como melhoria de produção, e intangíveis, como melhoria de relações entre pares e superiores e subordinados ou até mesmo com o cliente. Nunca é demais lembrar que o elemento humano é fator diferencial numa organização, ao gerar soluções, movimentar o negócio e tornar mais próximas as relações com seu cliente.

Diretrizes estratégicas da PopRH

MISSÃO: Atender a todos os clientes internos e externos que buscam nossos serviços, de maneira eficiente e eficaz, agregando valor para o RH das empresas.

VISÃO: Ser referência regional em consultoria de RH e Psicologia Organizacional até 2015, investindo mais em pesquisas, buscando aprimoramento contínuo e inovando sempre.

VALORES:  Trabalhar com Ética, Transparência, efetividade, competência, humanidade, cidadania e qualidade são políticas da POPRH.

 

 


 
  Área do Candidato: Cadastre seu currículo e/ou mantenha seus dados atualizados!   Área da Empresa: Cadastre sua empresa, suas vagas e/ou mantenha seus dados atualizados!
  © Copyright - 2014 Todos os direitos reservados POPRH - Psicologia Organizacional Ltda. Twitter @poprhjuizdefora Twitter @jfemprego Linkedin Facebook