Página Inicial / Home
 
   Juiz de Fora • Quarta • 23 • Julho • 2014
Clique para visualizar os cursos em destaque!!! Clique para visualizar as vagas em destaque!!! Clique para visualizar os candidatos em destaque!!!
A PopRHEquipeServiçosClientesParceirosArtigos e NewsNosso EspaçoÁrea AcadêmicaFale Conosco
 
 
 
  Área Acadêmica

Livro publicado pela ex proprietária da POPRH, fruto da sua tese de doutorado ( pesquisa realizada em empresas de Juiz de Fora). Atualmente a autora é professora do curso de administração da UFF/Macaé. Professora Dra Izabela Maria Rezende Taveira.  Livro a venda em Juiz de Fora na livraria vozes ou na apsi consultoria jr do curso de  psicologia  UFJF. Pedidos também podem ser feitos pelo email: caferhuffmacae@gmail.com

A POPRH encerrou suas atividades em novembro de 2011 devido ao fato da sua ex-proprietária ter passado em um concurso público. Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho nestes 10 anos de empresa.

Veja no final deste link artigos interessantes referentes à Psicologia Organizacional e do Trabalho - POT e RH.

A POPRH também busca contribuir no meio acadêmico do qual faz parte, por meio do seu caráter também formativo (Espaço de estágio para estudantes e formação de futuros psicólogos organizacionais e do trabalho). Temos como objetivo o desenvolvimento do olhar psicossociológico sobre os fenômenos organizacionais, o qual possibilita debates sobre os temas: Trabalho, Saúde, Instituições, Organizações  e Ação Política, buscando aprofundar as discussões sobre emergentes questões sociais, políticas, econômicas e ambientais em um contexto globalizado.

Este contexto coloca em relação dialética, de um lado, os eventos desintegradores das relações sociais, provocando a banalização da violência e do desemprego, a competitividade empresarial, a luta pelo lucro a qualquer preço, o aumento das desiqualdades sociais, a pauperização das populações, a produção do medo coletivo, o fundamentalismo, o terrorismo; de outro, as dimensões subjetivas e políticas das forças de resistência a tais rupturas, visando a uma permanente reconstrução dos vínculos sociais e democratização do mundo.

A Psicologia social  tem importantes contribuições teórico-metodológicas em diversos campos sociais em debate na contemporaneidade. Sua contribuição permite articular reflexões, saberes e práticas clínicas e sócio-políticas na compreensão do sujeito em suas formas de negociação de condições afetivas, sociais e materiais de vida. Estas formas envolvem análises das dimensões psíquicas, sociais e políticas, através das quais os indivíduos  se posicionam nas micropolíticas da vida cotidiana, nos movimentos sociais, nas políticas públicas, nas organizações e nas instituições. Tais análises se articulam a propostas concretas de intervenção, com vistas a ações transformadoras das relações institucionais, organizacionais, comunitárias e interpessoais.

 Definições de Organização

(...) Uma organização é a coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito ou objetivo comum, explícito, por meio da divisão do trabalho e que funciona por meio de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade.

SCHEIN . E (1982, p.12)Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 1982

(...) Uma organização é uma coletividade, com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa, escalas de autoridade, sistemas de comunicações e sistemas de coordenação de afiliação; essa coletividade existe numa base relativamente contínua em um ambiente e se engaja em atividades que estão relacionadas, usualmente, com um conjunto de objetivos. 

HALL , R. H  (1984, p.23)Organizações: estrutura e processos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1984.

Papel do Psicólogo Organizacional e do trabalho

 (...)  A Psicologia Organizacional e do trabalho  é um área que se insere no campo relativo ao trabalho e tem estreito vinculo com  atividades administrativas. Na perspectiva adotada, suas metas extrapolam a visão tradicional do ajustamento do indivíduo ao trabalho e a busca da eficiência máxima. Trata-se de priorizar  o desenvolvimento da pessoa, por meio de mudanças planejadas e participativas, nas quais o homem possa adquirir maior controle sobre o seu meio ambiente. O crescimento individual que se pretende deve conduzi-lo a apreender sua inserção nas relações com o grupo e as relações do grupo com a estrutura organizativa e com a sociedade. A idéia é que todas as mudanças no homem podem produzir mudanças no seu ambiente e vice- versa. A intenção é de preparar o homem para o controle de suas próprias mudanças e para mudanças do  ambiente exterior. Produzir é uma forma  de alterar o ambiente. A produtividade, necessária para a sobrevivência da espécie humana, coloca-se intrinsecamente  associada à motivação, ao envolvimento e à conscientização do significado do ato de produzir.

ZANELLI, J. C. O psicólogo nas organizações de trabalho . Porto Alegre: Artmed, 2002

 

» SITES DA ÁREA DE PSICOLOGIA /ADMINITRAÇÃO - RH - ORGANIZAÇÕES E TRABALHO
 


Clique no(s) link(s) abaixo para realizar o(s) download(s):
» Voce é a favor do corporativismo de algumas profissões no Brasil? Somos totalmente contra . Ainda mais no campo de gestão de pessoas/ Recursos Humanos. Tal é totalmente hibrida e interdependente de vários saberes e fazeres, a sabe: psicologia organizacional e do trabalho, economia do trabalho, sociologia do trabalho, administração, direito do trabalho, segurança do trabalho, medicina do trabalho, enfermagem do trabalho, comunicação, ciências contábeis ( dp) entre outras profissões. Somos a favor da multi, trans e interdisciplinaridade.
» Cisão entre a psicologia do trabalho e das organizações ? Isto é possível? Tais áreas são interdependentes. Somos contra tal cisão. Vejam o manifesto da SBPOT
» Sobre a Evolução da Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil
» Representações sociais sobre o gerenciamento feminino
» Organizações coletivistas e individualistas
» Globalização e Qualidade de vida no trabalho
» Os sentidos do trabalho - Algumas das frases apresentadas nos links da POPRH têm como referência este artigo.
» Antropofagia Cultural
 
  Área do Candidato: Cadastre seu currículo e/ou mantenha seus dados atualizados!   Área da Empresa: Cadastre sua empresa, suas vagas e/ou mantenha seus dados atualizados!
  © Copyright - 2014 Todos os direitos reservados POPRH - Psicologia Organizacional Ltda. Twitter @poprhjuizdefora Twitter @jfemprego Linkedin Facebook